Pichorras modernas: Chuva de crepom

Quem é fã do seriado Chaves, não vai deixar de lembrar de um dos episódios mais famosos: A pichorra. Os moradores da vila organizam a Festa da Amizade e, para enfeitar a vila, produzem pichorras para serem quebradas durante a festa. Vocês já devem imaginar o que acontece a partir daí, né?

A pichorra  é uma espécie de balão feito de isopor ou papel, recheado com frutas ou doces, suspenso no ar por um barbante ou corda, para sr quebrado em uma divertida brincadeira de cabra-cega.

Também conhecida como pinhata (em espanhol: piñata), é uma tradição ibérica bastante difundida em alguns países americanos, especialmente no México. No Brasil, a brincadeira é mais comum na região Norte e é chamada de quebra-pote ou quebra-panela.

Eu me lembro que, quando eu era criança, era moda, nas festinhas de aniversário, encher bexigas gigantes com balas e farinha de trigo. Então, as crianças, vendadas, tentavam estourá-las para encontrar as guloseimas. Eu mesma tive uma festinha com uma bexiga destas. É muito divertido.

Fuçando na Internet eu encontrei uma versão moderninha da Pichorra, lá no site Oh Happy Day. Olha só:

São pompons de crepom que lançam uma “chuvarada” de papel picado quando puxados. Facílimos de confeccionar. Lá no site, o tutorial está todo em inglês. Mas, olhando as imagens e com um cursinho intensivo de idiomas, by Joel Santana, acho que deu para entender mais ou menos como foram feitos:

Materiais: Lanternas de papel (aquelas orientais), folhas de papel crepom, tesoura, fita adesiva dupla face, cartolina e barbante.

Passo 1: Recorte franjas de crepom. Abra as lanternas e aplique pedaços de fita adesiva dupla face nas laterais (vertical) das lanternas.

Passo 2: Aplique as franjas de crepom ao redor das lanternas (colando-as sobre as fitas adesivas), como mostra a figura abaixo:

Passo 3: No papelão ou cartolina, recorte dois círculos com diâmetro um pouco maior que as aberturas das lanternas. Feche uma das aberturas da lanterna com um dos círculos e fita adesiva. Pela outra abertura, insira uma generosa porção de papel picado.

Passo 4: Prenda um pedaço comprido de barbante no outro círculo e vede com ele a outra abertura da lanterna. Desta vez, use pouca fita adesiva (o suficiente para manter o círculo e os papeis picados), pois o círculo deve desgrudar da lanterna quando o barbante for puxado.

Final: Pendure as pichorras no local que quiser e divirta-se com a brincadeira. Assim que  o barbante for picado, a pichorra é aberta, dando um “banho” de papel picado em quem está em baixo.

Dica: Para um visual mais divertido, faça pichorras multicoloridas.

Espero que tenham gostado. Beijocas e até o próximo post.

P.S.: As imagens são do site Oh Happy Day.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s