Com vocês, ele, a estrela da festa: o bolo

Sem desmerecer o aniversariante, claro, para mim o bolo sempre foi a estrela de toda festa de aniversário. É por ele que esperamos por horas e horas e, mesmo depois de nos entupirmos de salgadinhos e refrigerante, ainda encontramos espaço para uma (quase sempre) deliciosa fatia de massa fofinha besuntada de glacê.

Ai! eu, apaixonada pelo momento lúdico e quase hollywoodiano que  é a hora de cortar o bolo (e o primeiro pedaço vai para???) acho frustrante quando me deparo, nas festas, com bolos cenográficos. Sinto-me ludibriada quando sou servida por aquela fatia tristonha saída diretamente da cozinha do buffet enquanto o bolo, lindo (e falso), continua inteirinho lá na mesa principal.

Para inspirar as mamães e fazer campanha a favor do bolo de verdade, busquei na Internet alguns modelos incríveis, tão perfeitos que parecem falsos. Mas são de verdade, verdadeira. Palmas para eles e seus criadores que, com  talento e criatividade, contribuem para que o ritual do “primeiro pedaço” continue marcando presença nas melhores festas.

bolo-decorado-festa-infantil-magico-de-oz

Lindo, tem como tema “O Mágico de OZ”. No topo, a “Cidade das Esmeraldas”, onde se chega, claro, seguindo a “Estrada das Pedras Amarelas”.

bolo-decorado-festa-infantil-filme-toy-story

Que perfeição o bolo “Toy Story”. Tive de olhar bem de pertinho para me certificar de que a caixa não era mesmo de verdade….e os marshmallows não parecem mesmo aqueles isopores de proteção que as empresas de transporte colocam dentro das caixas?

bolo-descorado-festa-infantil-o-hobbit

Para tudo! e olha que incrível esse bolo com inspiração em “O Hobbit”. Repare no tronco de árvore. Que perfeição! Dá até para imaginar Bilbo, o bolseiro e seu sobrinho Frodo no interior da toca, preparando-se para sair em busca de aventura (se é que já não saíram).

bolo-decorado-festa-infantil-fantastica-fabrica-chocolate

Claro que a “Fantástica Fábrica de Chocolate” do Willie Wonka não podia ficar de fora da nossa festa, né? afinal, tem tema mais apropriado do que esse para um bolo? e quantos detalhes…tem até um Lumpa Lumpa dando pinta de barqueiro. Ah! bom demais.

No entanto….

…Apesar da variedade e beleza espantosas de bolos que encontrei, um deles continua sendo, para mim, o favorito. E o melhor de tudo é que não precisa ter muito talento artístico para fazê-lo. Apenas boa vontade, carinho e a receitinha abaixo.

bolo arco iris

Você vai fazer várias massas de Pão de Ló (receita a seguir) e dividi-las em sete porções. Em cada porção de massa você vai colocar gotas de corante alimentício até obter a cor desejada (eu quero experimentar com gelatina em vez de corante, deve ficar delicioso).

Depois de tingida, disponha uma das massas em uma forma de pizza brotinho (assim o bolo fica alto e magrinho..um charme!) untada e forrada com papel manteiga também untado. Asse e forno pré aquecido. Espere esfriar e desenforme.

Faça esse procedimento com cada cor de massa, separadamente. Depois de desenformá-las, leve-as à geladeira até o momento de montar o bolo. Faça o recheio da sua preferência. Retire as massas da geladeira e comece a montagem (ver fotos retiradas da Internet).

bolo_arco_iris

Receita do Pão de Ló:
-3 xícaras de chá de trigo
-1 copo tipo americano de leite fervendo
-3 colheres de manteiga
-6 ovos
-1 copo de açúcar
Preparo: Bata as claras em neve e acrescente as gemas, o açúcar e o trigo, batendo na velocidade máxima. Enquanto bate, ferva o leite com a manteiga e acrescente na massa. É só misturar e colocar a massa na fôrma untada e colocar para assar por 30 minutos, variando de forno para forno.
 Eu estou doidinha para experimentar e ver como fica. E você?
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s